Seção de atalhos e links de acessibilidade

09 de Setembro de 2022

Unesin presta homenagem ao ex-prefeito Antônio Contini

Autor: Daniela Melhorança

Foto Por:

 

A cinco dias do seu aniversário de 48 anos Sinop entra em luto e com pesar se despede de um de seus personagens ilustres, o ex-prefeito Antônio Contini. Após 13 dias internado na UTI por causa de um acidente automobilístico, o ex-prefeito de Sinop, Antônio Contini, de apenas 69 anos, faleceu nesta manhã de sexta-feira (09/09/22).

Antônio Contini nasceu em 20 de agosto de 1953, em Marialva no estado do Paraná, tinha como cidade do coração o município de Cianorte, onde cresceu e passou a juventude. Chegou a Sinop na década de 80, junto com seu pai, aqui casou-se, teve seus filhos, estabeleceu-se e viveu até sua morte. Engenheiro, atuou no setor madeireiro e da construção civil, fundou a Crismetal que anos depois daria lugar a Aço Metal. Apaixonado por Sinop e pela política foi secretário de obras na gestão do ex-prefeito Adenir Barbosa (1988) e em 1993 foi eleito prefeito, exercendo mandato até 1996. Manteve-se ativo como empresário e como político até sua morte, sendo sempre um militante por uma Sinop melhor.

Como uma entidade que trabalha diariamente pelo desenvolvimento e crescimento da capital do nortão a União das Entidades de Sinop agradece ao ex prefeito Antônio Contini por seu trabalho e dedicação e presta nossas homenagens a este que foi um dos grandes líderes de nosso município. Sinop perde um de seus personagens mais importantes e a UNESIN, enlutada, presta nossas condolências à família e amigos, desejando que as boas memórias construídas sejam suficientes para aplacar a dor da saudade que virá.

O prefeito de Sinop, Roberto Dorner, decretou, nesta sexta-feira (09), luto oficial de três dias pela morte do ex-prefeito Antônio Contini (Decreto nº 245/2022).

COMO FOI O PREFEITO ANTONIO CONTINI:

Antônio Contini foi o terceiro Prefeito eleito de Sinop (1993-1996), tomou posse no dia 1º de janeiro de 1993. As solenidades da posse ocorreram nas dependências do Ginásio Olímpico "José Carlos Pasa". Seu mandato foi de quatro anos e seu vice, foi o radialista José Pedro Serafini.

Na administração do Prefeito Antônio Contini, Sinop continuou a crescer em ritmo acelerado, com a chegada de novas empresas comerciais e industriais, e recebeu a visita dos Presidentes da República; Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso. No dia 1º de janeiro de 1997, o Prefeito Antônio Contini, transmitiu o cargo, ao Prefeito eleito pela segunda vez, Adenir Alves Barbosa.

Foram importantes realizações da administração do Prefeito Antônio Contini:

• Construção do atual estádio municipal de futebol, conhecido como o "Gigante do Norte"-1994;

• Criação do novo Distrito Industrial nas margens da BR 163;

• Construção do prédio destinado ao Tiro de Guerra-1995;

• Construção do prédio do centro de reabilitação "D Aquino Correia" instalado em convênio com o Estado-1994;

• Construção da creche e da Escola São Cristóvão-1996;

• Continuidade das obras de pavimentação e drenagem das ruas e avenidas da cidade, dentre elas a Av. dos Tarumãs;

• Implantação do serviço de transporte escolar-1993;

• Construção do Centro Educacional de Sinop, com recursos- do Governo Federal, atual prédio da UNEMAT;

• Construção da CAIC, com recursos do Governo Federal, atual prédio da UFMT,

• Construção das praças das Igrejas Santo António e São Camilo

Na administração Antonio Contini, ocorreram ainda:

 A realização dos Jogos Abertos de Mato Grosso em Sinop 1994;

 Campeonato latino americano de supercross 1994;

 Visita do Presidente da República Itamar Franco, que veio a Sinop para inaugurar a linha de transmissão de energia elétrica, conhecida como linhão 1994,

 Instalação do Tiro de Guerra 1994;

 Construção de casas populares Projeto Federal " Brasil Habitar"- 1996;

 Visita do Presidente Fernando Henrique Cardoso 1995.

Fonte: Livro Raízes da História de Sinop – edição 2011 – Historiador Prof Luiz Erardi Ferreira dos Santos e Programa Marupá em debates, entrevistas e bate-papo do jornalista Espedito Martins

Fonte: Livro Raízes da História de Sinop – edição 2011 – Historiador Prof Luiz Erardi Ferreira dos Santos e Programa Marupá em debates, entrevistas e bate-papo do jornalista Espedito Martins