Seção de atalhos e links de acessibilidade

02 de Setembro de 2022

UNESIN recebe a visita do candidato ao governo de Mato Grosso Mauro Mendes

Autor:

Foto Por:

UNESIN reuniu 22 entidades para um bate papo com o candidato ao governo de Mato Grosso, Mauro Mendes, que tenta a reeleição. As entidades questionaram o governador e candidato sobre diversos assuntos de interesse de toda a sociedade da região norte e especialmente de Sinop.

Encerrando a reunião a UNESIN entregou uma carta com demandas estaduais para Sinop e região em 11 áreas. No mesmo documento a União das Entidades também pede apoio e empenho do candidato nas demandas federais.

Nos próximos dias os outros candidatos ao governo, Marcia Pinheiro, Moisés Franz e Pastor Marcos Ritela, participarão de reuniões na UNESIN. A entidade aguarda a confirmação de presença de cada candidato.

Veja a Carta entregue ao candidato:

Exmo Sr

Governador Mauro Mendes

Candidato à reeleição como Governador de Mato Grosso

Assunto: Carta aos candidatos da Eleição 2022

A UNESIN – União das Entidades de Sinop, constituída por 24 entidades da sociedade civil, que representam o município de Sinop e que tem trabalhado pelo desenvolvimento, fortalecimento e crescimento de Sinop e região, vem mui respeitosamente, apresentar a vossa excelência, candidato a candidato à reeleição como Governador de Mato Grosso, nossa avaliação das necessidades de Sinop(MT) e sugestões para serem incluídas em vosso plano de governo.

As entidades que constituem a UNESIN levantaram as principais demandas de nosso município e desta região norte de Mato Grosso junto a suas diretorias e associados e transformaram essas necessidades em pedidos. Esperamos que vossa excelência, se reeleito for, ajude no desenvolvimento desta região prospera e pujante, garantindo que a população em geral, profissionais, produtores e empresas tenham as condições necessárias para viver bem, crescer e se desenvolver.

Assim solicitamos a vossa excelência, como candidato a Governador de Mato Grosso, seja um defensor das seguintes demandas:

             Estradas Estaduais - Manter a qualidade das estradas estaduais e garantir a trafegabilidade, trabalhar para resolver o acesso a todas as entradas dos municípios principalmente partindo da BR 163 através de obras e sinalização adequadas e construir trevos de acesso à BR nas Rodovias Estaduais (trevo diamante) nas cidades de Santa Carmem, Cláudia, Vera e na MT-220.

             Incentivos fiscais - Incentivar a implantação de agroindústrias através de estimulo a investidores tanto para pequeno, médio e grande produtor, estimular os empresários a modernizar suas empresas através de incentivos fiscais, estruturando o comércio e a prestação de serviços.

             Fortalecimento da Segurança - Promover ações de segurança pública para prevenção e combate de crimes que acontecem nas propriedades rurais, a exemplo do roubo de defensivos agrícolas, Buscar o aumento do quadro efetivo dos agentes da POLÍCIA MILITAR, lotados no Terceiro Comando Regional, buscando proporcionalidade entre as principais regiões do Estado, Implantar a cidade digital, câmeras de segurança, possibilitando a segurança pública o monitoramento em tempo real das ocorrências, e a utilização de câmeras pelos agentes de segurança em seus uniformes e veículos.

             Fortalecimento da Saúde -  ampliação dos Hospitais Regionais do Nortão (Alta Floresta, Colider, Sinop) com alas pediátricas em todos eles, criar ambulatórios de alta complexidade e especialidades médicas para seguimento dos pacientes pós operatórios e de outras especialidade importantes sem pactuação em nosso município como reumatologia, hematologia, urologia e outras especialidade de demandas importantes, ampliar e fortalecer o atendimento pré-hospitalar com suporte médico, e garantir o SVO - Serviço de Verificação de Óbitos com ampliação do IML – melhorar a estrutura física e humana com contratação de médicos legistas. E por fim destinar Recursos para aquisição de equipamentos para realização de procedimentos ambulatoriais e cirúrgicos de retina e vítreo do Hospital Lions da Visão.

             Fortalecimento da Educação – aumentar os recursos para educação norte mato-grossense, finalizar as escolas estaduais iniciadas e construir novas, implantar a educação em período integral, fomentando atividades físicas, tecnologia, música e arte, ampliar o desenvolvimento de ações conjuntas entre o Estado de Mato Grosso e o Câmpus de Sinop da UFMT, fortalecendo a identidade regional do Câmpus em preparação para a criação de nova Universidade Federal no Estado, garantir um aporte financeiro maior para UNEMAT para a Construção de um complexo com 15 Laboratórios dos cursos de graduação do Campus de Sinop - Unidade Imperial, Construção de Complexo de 5 Laboratórios no Campus de Sinop - Unidade Aquarela, construção de estrutura para dois restaurantes universitários (um na Unidade Imperial e outro na Unidade Aquarela); e construção de áreas de convivência para os alunos do Campus de Sinop Unidade Aquarela.

             Saúde Animal -  Elaboração de um Código de Proteção aos Animais (CPA) do Estado do Mato Grosso -  a) criação de animais domésticos para comercialização; b) pena pecuniária para aqueles que forem condenados em crimes cometidos contra animais; c) regras sobre eutanásia, entre outros, Criação de um o Registro Único de Tutor (RUT) no Estado do Mato Grosso - O propósito do RUT serão controle da população de animais domésticos para fins de desenvolvimento de políticas publicas, Criação de um o Registro Geral Animal (RGA) no Estado do Mato Grosso com chipagem relacionada ao CPF do tutor, Criação do Conselho Estadual dos Direitos Animais, órgão deliberativo e controlador das ações da Política de Proteção e Atendimento aos Direitos Animais, em todos os níveis, assegurada a participação popular paritária por meio de organizações representativas, Criação do Conselho Tutelar Animal, órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado de zelar pelo cumprimento dos direitos animais, Distribuição de vacinas POLIVALENTES, além da antirrábica, para prevenção de doenças infectocontagiosas em cães e gatos e promover ações educativas e de conscientização em favor de políticas públicas que visem o bem-estar animal.

             Atenção aos caminhoneiros - Manutenção urgente nos pátios dos Postos Fiscais de cargas bem como aumento no número de servidores para evitar as filas recorrentes; Inclusão da Obrigatoriedade nos postos de parada de descanso do caminhoneiro (PPD) em todas as rodovias privatizadas Estaduais e Federais para que se possa cumprir a Lei nº 13103 (Lei do descanso) vigente no País; Empenho para Implantação do sistema S (Sest/Senat) no município de Sinop / MT.

             Cuidado com o Produtor Rural - Buscar maior agilidade na SEMA para a liberação dos CAR no Estado; Considerar como consolidadas, as áreas abertas até 2008; e Voltar o prazo de 10 anos para áreas de pousio.

             Economia Florestal - Alinhar os procedimentos de conferência florestal, com a implantação no Sistema da Sisflora 2.0 SEMA que estabelece a cadeia de custódia, não faz sentido a continuidade da emissão do Certificado de Identificação de Madeira – CIM realizado pelo INDEA; Manutenção da gestão atual da SEMA sob pena de descontinuar a evolução do órgão ambiental quanto aos prazos de resposta ao público externo bem como ganhos nas questões macros como redução do desmatamento ilegal, Manutenção/renovação do programa de incentivo PRODEIC, notadamente muitos empreendimentos industriais da base florestal estão deixando o regime tributário Simples Nacional migrando para o Lucro Presumido, continuar incentivando esses empreendimentos ao crescimento negocial é a única forma de assegurar o progresso; Buscar meios de adequação reduzindo o aumento abusivo da UPF/MT, as taxas vêm aumentando em descompasso com o mercado; e Criação do Plano de Desenvolvimento Florestal/Industrial do Estado de Mato Grosso.

             Meio ambiente -  Ação junto à Energisa para substituição gradativa da rede de energia aérea aberta e desencapada para fiação compacta e isolada. Dessa forma reduziremos drasticamente os conflitos entre fiação e arborização, minimizando podas drásticas (com redução de custos) e também as interferências com a rede que impactam na qualidade da distribuição, além dos benefícios energéticos e ambientais, tem o benefício estético e paisagístico que ajudam na valorização imobiliária e fomento do comércio, realizar convênios para investimentos nos projetos da Floresta Urbana a fim de termos mais ações práticas de plantio, manejo, melhorias quantitativas e qualitativas da arborização urbana nas cidades, assim como ações de educação ambiental para adultos, jovens e crianças, Fomentar a cadeia produtiva de produtos ligados às espécies nativas e de paisagismo, como coletas de sementes nativas, produção de mudas, capacitação de técnicos, acadêmicos e prestadores de serviços, etc., de forma a garantir a qualidade e longevidade do planos de arborização e ao mesmo tempo fomentar a geração de empregos e serviços.

             Polo Tecnológico – garantir a competitividade em tributos e mão de obra capacitada para vinda de empresas e industrias de tecnologia, criar ecossistemas mais próximos dos produtores rurais e industrias onde estão os problemas; e sancionar leis especificas.

Além das demandas estaduais faz-se necessário vosso envolvimento nas demandas federais para que obtenhamos sucesso nos seguintes pleitos:

             Duplicação da BR 163 (trecho Cuiabá-Sinop) com a construção de viadutos, anéis viários e trevos que garantam a passagem segura das pessoas que moram nos entornos da BR;

             Implantação da Ferrogrão e do porto seco em Sinop;

             Fortalecimento da Educação Federal (UFMT e IFMT) com atenção especial a emancipação do campus Sinop da UFMT e criação da Universidade Federal do Norte de Mato Grosso (UFNMT);

             Cuidado com a saúde animal com inclusão de informações no Censo do IBGE, distribuição gratuita de vacinas polivalentes, campanhas educativas sobre maus tratos à animais, e criação do Código de Proteção Animal - CPA;

             Incentivo fiscal ao agronegócio - criação de pacotes de incentivo para construções de Armazéns;

             Atenção aos caminhoneiros - inclusão da obrigatoriedade nos postos de parada de descanso do caminhoneiro (PPD) em todas as rodovias privatizadas Estaduais e Federais para que se possa cumprir a Lei nº 13103 (Lei do descanso) vigente no País;

             Apontamentos da advocacia - implantação de uma unidade do Incra em Sinop; regulamentação da contratação de médicos para exames periciais do INSS, e padronização dos sistemas do Ibama e acesso instantâneo aos advogados;

             Economia Florestal - criar políticas que incluam o uso de madeira nativa em obra públicas e de habitação como forma de incrementar o setor, e criar leis de incentivos fiscais para empresas e pessoas físicas que comprovadamente colaboram com a cobertura verde das cidades;

             Fortalecimento do polo regional de Saúde de Sinop - Federalização do Hospital regional de Sinop, transformando o mesmo em Hospital escola da Universidade Federal do Mato grosso;

             Polo Tecnológico – garantir a competitividade em tributos e mão de obra capacitada para vinda de empresas e industrias de tecnologia, criar ecossistemas mais próximos dos produtores rurais e industrias onde estão os problemas; e sancionar leis especificas.

Peter Drucker, considerado o pai da administração moderna, dizia que “não podemos prever o futuro, mas podemos criá-lo”. Esta pauta estratégica de Sinop, nas esferas estadual e federal, tem por finalidade nortear a criação de um futuro mais próspero e sustentável para toda a sociedade desta região e suas próximas gerações. Uma pauta a ser “abraçada” e “realizada” por todos aqueles que amam esta cidade e que desejam torná-la cada vez mais forte e desenvolvida.

Certos de que a UNIÃO de nossos esforços é fundamental nestas conquistas clamamos que vossa excelência seja um defensor destas ideias e nos ajude nesta implementação e no desenvolvimento de toda uma região.

Agradecidos nos despedimos!

Carlos Henrique Soares da Fonseca

Presidente da UNESIN – União das Entidades de Sinop

ACES – Associação Comercial e Empresarial de Sinop, ACRINORTE - Associação dos Criadores do Norte de Mato Grosso, AELOS - Associação das Empresas Loteadoras de Sinop, AENOR/MT - Associação dos Engenheiros e Agrônomos do Norte MT, AMS - Associação Médica de Sinop, APAMS – Associação Protetora dos Animais do Município de Sinop, ARQNORTE - Associação dos Arquitetos do Norte de Mato Grosso, ASCCONT - Associação Sinopense dos Contadores e Contabilistas, Associação Floresta Urbana de Sinop, Associação Hotéis de Sinop Convention & Visitor Bureau, CODENORTE- Conselho de Desenvolvimento do Norte de MT, COOPERLOG - Cooperativa de Transportadores e Profissionais da Área de Logística e Transporte de Cargas de Sinop, COPAS - Conselho de Pastores Evangélicos de Sinop e Região, Lions Club de Sinop, Lojas Maçônicas de Sinop, Mitra Diocesana de Sinop, OAB - Ordem dos Advogados do Brasil (Sinop/MT), Rotary Club de Sinop, Sindicato Rural de Sinop, SINDUSMAD - Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte de MT, UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Sinop e UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso - Campus Sinop