Seção de atalhos e links de acessibilidade

Santiago Vilela Marques

Santiago Vilela Marques

Santiago Vilela Marques

São Paulo - Sp

-nasceu na cidade de São Paulo, mas vim a Sinop com 8 anos de idade, em 1975.

Seus pais nunca gostaram muito da metrópole e viram, à época, a oportunidade de reconstruir a vida num lugar mais semelhante ao de suas origens (eles são do interior paulista). Por isso, sou muito mato-grossense, pois toda minha identidade antropológica, que se elabora a partir da pré-adolescência, foi moldada pela cultura e pela geografia local.

Embora eu tenha voltado a São Paulo, mais tarde, para estudar, trabalhar e casar, nunca me identifiquei totalmente com a vida na metrópole.   

"Se não sou totalmente mato-grossense, não posso igualmente afirmar que seja paulistano. 
Devo a Mato Grosso minha paixão pelos livros. Nos primeiros quatro anos de nossa estada em Sinop, não tínhamos eletricidade e, principalmente, até o início dos anos 80, não tínhamos televisão. Eu, que, em São Paulo, era educado pela "babá eletrônica", tinha tudo para me tornar um "vidiota". Em Mato Grosso, fui obrigado a transferir o lazer alienante da televisão para o prazer libertador dos livros. Por isso, até hoje, quando um aluno me pergunta o que fazer para gostar de ler, a resposta vem rápida e sem pestanejar: desligue a televisão!"