Seção de atalhos e links de acessibilidade

COMISSÃO ESTRATÉGICA DA UNESIN DE SEGURANÇA PÚBLICA

Imagem - COMISSÃO ESTRATÉGICA DA UNESIN DE SEGURANÇA PÚBLICA

Na primeira Assembleia Geral Ordinária de 2023 as comissões estratégicas da UNESIN foram reformuladas. A ação se fez necessária uma vez que algumas comissões concluiram seus trabalhos e tambem porque no trabalho diario observou-se a necessidade unir forças ou redirecionar ações, alem de ampliar a abrangencia das comissões para atender mais setores da sociedade.

Assim a Comissão pró-fortalecimento das forças de segurança passou a englobar tambem a segurança das propriedades rurais e o Centro de Ressocialização de Menores

 

Segurança pública é um tema recorrente no Brasil e o forte e rápido crescimento de Sinop, desacompanhado de políticas de segurança que estivessem adequadas aos seus impactos, tornaram este assunto urgente e crucial para o bem comum da população sinopense.

A falta de uma melhor integração entre as forças de segurança instaladas no município, a deterioração e falta de renovação de veículos e tecnologias do setor e o reduzido efetivo das forças policiais locais são alguns dos problemas que precisam ser enfrentados por todos que desejam uma cidade mais segura.

A segurança é responsabilidade de todos e é necessário um esforço coletivo e organizado a fim de restabelecer as condições mínimas de trabalho e garantir o fortalecimento das forças de segurança do município.  

 

A grande extensão do município de Sinop aliada à precária estrutura das forças de segurança locais, para atendimento à zona rural, contribuem, em muito, para o aumento dos crimes realizados no interior do município. A insegurança nas propriedades rurais, que possuem inúmeros bens e insumos de grande valor financeiro, tem aumentado significativamente e gerado prejuízos econômicos e, sobretudo, emocionais para quem sofre com esses crimes.
É necessário estabelecer um plano de segurança das propriedades rurais e investir em veículos, equipamentos, tecnologias e efetivo que garantam tranquilidade para quem produz e vive no campo.

 

O Centro de Ressocialização de Menores tem por finalidade aplicar medidas socioeducativas a menores infratores e é de grande relevância para a sua ressocialização e prevenção de novas infrações. Infelizmente tem crescido, em todo o país, a quantidade de crimes envolvendo menores de idade e a presença de um Centro de Ressocialização de qualidade no município torna-se de grande importância para a segurança e bem estar da população em geral.
O atual Centro de Ressocialização de Sinop por vezes passa pela ameaça de fechamento por falta de recursos financeiros, materiais e humanos para sua operação. Ele carece de um espaço mais amplo, com melhor infraestrutura e efetivo de servidores para que possa realizar o seu propósito. Há a previsão, pelo Governo do Estado de Mato Grosso, de construir um novo centro de Ressocialização no município, mas é necessário que haja um esforço organizado da sociedade civil para garantir a realização deste projeto e a solução definitiva para o problema.