Seção de atalhos e links de acessibilidade

28 de Janeiro de 2025

COMISSÃO DE TURISMO DA UNESIN E ACES PEDEM REVISÃO NA TAXA DE EVENTOS

Autor: Assessoria da UNESIN

Foto Por: Assessoria da UNESIN

 

A UNESIN protocolou hoje na Prefeitura Municipal ofícios manifestando preocupação com uma taxa que vem sendo cobrada pelo departamento de tributação do município para a autorização de eventos em Sinop. Os ofícios foram entregues pelo Presidente da UNESIN, Cleyton Laurindo, em mãos ao Prefeito Roberto Dorner e o Vice-prefeito Paulinho Abreu.

A demanda foi apresentada à UNESIN pela Comissão de Desenvolvimento da Indústria do Turismo e pela Associação Comercial e Empresarial de Sinop, ACES, com a justificativa de que, além da cobrança da taxa, o departamento de tributação tem criado barreiras burocráticas que estão provocando o cancelamento de diversos eventos já previstos ou programados e prejudicando diretamente a economia local.

A Presidente da Comissão de Desenvolvimento da Indústria do Turismo, Maristela Frizon, ressaltou que os eventos desempenham um papel crucial na geração de emprego e renda, atraindo visitantes e promovendo a cultura local, sendo essenciais para a vitalidade econômica e social da cidade.

O Presidente da ACES, Fábio Migliorini, reconhece a importância da organização, controle e fiscalização do setor, mas ressalta que a cobrança da taxa elevada e os trâmites burocráticos impostos têm se mostrado abusivos e prejudiciais ao desenvolvimento econômico local e sugeriu uma abordagem que desburocratize o processo e fomente a atividade.

A sugestão da UNESIN e da ACES ao Prefeito Municipal Roberto Dorner foi para a criação de um grupo de trabalho, com a participação de representantes do Poder Executivo, do Poder Legislativo, de entidades e da nossa Comissão UNESIN de Desenvolvimento da Indústria do Turismo, para discutir soluções viáveis e justas para todos os envolvidos.

“Acreditamos que a flexibilização e a simplificação desses procedimentos podem impulsionar o setor, permitindo que nossa cidade continue a ser um polo de atração de eventos e negócios, gerando benefícios econômicos e sociais” explicou o Presidente da UNESIN.

Fonte: