UNESIN E ENTIDADES PARTICIPAM DA ABERTURA NACIONAL DA COLHEITA DA SOJA
Autor: Assessoria da UNESIN

Foto Por: Assessoria
A última sexta-feira (07/02) transformou a Fazenda Esperança, em Santa Carmem (MT), na capital nacional da soja com a cerimônia da Abertura da Colheita da Soja da safra 24/25. O evento foi organizado pela APROSOJA - Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso, que está completando 20 anos, e Canal Rural, com apoio da Famato e Sindicatos Rurais da região. A União das Entidades de Sinop e entidades participantes da UNESIN estiveram no evento marcando presença e demonstrando apoio ao agronegócio. A UNESIN foi representada pelo presidente Cleyton Laurindo que dividiu a mesa com representantes do Sindicato Rural, Acrinorte, Embrapa, Empaer, Unemat, Asccont, ACES, OMES, Floresta Urbana, AENOR, CREA-MT, Cootransnop, Rotary Clube Sinop, Maçonaria, UFMT e OAB.
Cerca de 1.000 pessoas estiveram presentes na Fazenda e participaram das discussões sobre importantes temas para o futuro do agronegócio brasileiro como sustentabilidade, biocombustíveis, segurança alimentar e a COP 30 - Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025, prevista para ocorrer entre os dias 10 e 21 de novembro de 2025, na cidade de Belém, no Pará.
A programação contou com dois painéis: o primeiro abordou a sustentabilidade, teve a participação do vice-presidente da Aprosoja MT, Luiz Pedro Bier, o jornalista e escritor Aldo Rebelo e o especialista em Direito, Governo e Políticas Públicas, Daniel Vargas e mediação do diretor executivo da Aprosoja Brasil e Conselheiro do Instituto Pensar Agro (IPA), Fabricio Rosa; e o segundo discutiu a produção de alimentos e biocombustíveis, teve a participação do vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado federal Arnaldo Jardim, o presidente da Frente Parlamentar do Biodiesel (FPBio), deputado federal Alceu Moreira, e o diretor de Relações Institucionais e Sustentabilidade da União Nacional de Etanol de Milho (UNEM), Bruno Alves, sob a mediação do diretor executivo da Aprosoja MT, Wellington Andrade.
O dia ensolarado ainda teve benção aos produtores, entrega de homenagens a personalidades que defendem o agro, palestra sobre economia e perspectivas da soja ministrada por Marcos Fava Neves (@doutoragro) e foi finalizado com as máquinas no campo colhendo a soja e os grãos dourados sendo recebidos pelos participantes em festa.