Seção de atalhos e links de acessibilidade

Integram a UNESIN

24

Entidades

SAIBA

Quem Somos

...além de nossos

30

Mantenedores

Sobre a UNESIN

A UNESIN é formada pela união de 24 entidades que representam variados setores da sociedade sinopense e trabalham para contribuir nas decisões que afetam a economia, o desenvolvimento, a liberdade, a justiça social e a qualidade de vida de todos os cidadãos.

Nossa

Missão

Contribuir para a defesa dos interesses de Sinop e promoção do seu desenvolvimento sustentável através da articulação e atuação efetiva da sociedade civil organizada.

Nossa

Visão

Contribuir para fazer de Sinop uma das melhores cidades para investir e viver no Brasil.

Nossos

Valores

  • A união faz a força;
  • O desenvolvimento sustentável é responsabilidade de todos;
  • O futuro que queremos depende de nossa atuação efetiva hoje;
  • O poder emana do povo;
  • A transparência e a busca da verdade são valores imutáveis;
  • As melhores decisões são aquelas tomadas com base em informações técnicas e decididas de forma democrática.

Nossa História

A história da União das Entidades de Sinop iniciou no ano de 2014 de maneira informal. Naquele ano uma entidade sozinha tentou debater o código tributário com o executivo e não obteve sucesso, a partir daí as entidades se reuniram e, juntas mostraram força, conseguiram ser atendidas pelo prefeito e fizeram as mudanças necessárias na legislação. 


Com o sucesso desta primeira ação surgiram outras demandas que novamente uniram as entidades como os problemas do aeroporto municipal que corria o risco de ser fechado, o apoio ao Hospital Regional e ao Hospital Santo Antônio em suas negociações com o governo estadual para o recebimento dos repasses do SUS, e a venda do Estádio Gigante do Norte, entre outros.


Em 2018 as entidades que participavam da UNESIN perceberam que o caminho correto para o melhor desenvolvimento de Sinop era antecipar os problemas, levantar as demandas e trabalhar nelas antes que elas se tornassem um problema. Definiu-se então que era necessário formalizar a União das Entidades, com estatuto, regimento interno e regras que norteassem as ações e assim foi feito.

 

CONSTITUIÇÃO FORMAL:

A UNESIN foi legalmente constituída em 29 de agosto de 2019. No mesmo ano lançou uma carta convite à sociedade, para construção de uma sede. O convite foi aceito pela visionária JMD, que construiu, mobiliou e equipou a sede, entregando o prédio da UNESIN no dia 30 de outubro de 2020. 


Dois anos após sua formalização o Prefeito Roberto Dorner entregou a Certidão de Utilidade Pública da União das Entidades de Sinop. A indicação de Utilidade Pública da UNESIN foi feita pelo vereador Ademir Debortoli, em reconhecimento ao trabalho social que a entidade tem desenvolvido, foi aprovada por todos os vereadores e decretada pelo prefeito.

 

ENTIDADES PARTICIPANTES:
Atualmente a União das Entidades tem em seu quadro 24 (vinte e quatro) organizações sem fins lucrativos e que prestam serviços de caráter público, sendo elas: ACES - Associação Comercial e Empresarial de Sinop, ACRINORTE - Associação dos Criadores do Norte de Mato Grosso, AELOS - Associação das Empresas Loteadoras de Sinop, AENOR/MT - Associação dos Engenheiros e Agrônomos do Norte de Mato Grosso, APAMS _ Associação Protetora dos Animais do Município de Sinop, ARQNORTE - Associação dos Arquitetos do Norte de Mato Grosso, ASCCONT - Associação Sinopense dos Contadores e Contabilistas, Associação Hotéis de Sinop Convention & Visitor Bureau, AMS - Associação Médica de Sinop, CODENORTE - Conselho de Desenvolvimento do Norte de Mato Grosso, COOPERLOG - Cooperativa de Transportadores e Profissionais da Área de Logística e Transporte de Cargas de Sinop, Associação Floresta Urbana de Sinop, COPAS - Conselho de Pastores Evangélicos de Sinop e Região, EMBRAPA Agrossilvipastoril, Lions Club de Sinop, Rotary Club de Sinop, Lojas Maçônicas de Sinop, Mitra Diocesana de Sinop, OAB - Ordem dos Advogados do Brasil (Sinop/MT), SEBRAE/MT, Sindicato Rural de Sinop, SINDUSMAD - Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte de Mato Grosso, UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Sinop, e UNEMAT - Universidade Estadual de Mato Grosso - Campus Sinop. 


A participação das 24 (vinte e quatro) entidades na UNESIN é garantindo o patrimônio intelectual, levantando os assuntos que devem ser debatidos, as bandeiras que devem ser erguidas, os trabalhos que devem ser desenvolvidos. Além da mão de obra voluntaria, uma vez que são os membros das entidades que trabalham na UNESIN, participando da Diretoria e das comissões de trabalho. 

 

MANTENEDORAS ATIVAS:
Para manter este ideal e garantir o desenvolvimento dos trabalhos, a União das Entidades conta com as empresas mantenedoras, que colaboram financeiramente todos os meses. São empresários igualmente idealistas, que acreditam que Sinop precisa manter a tradição de crescer de forma planejada e ordenada, diminuindo os problemas e buscando as melhores soluções para toda população. 


Atualmente a União das Entidades conta com as seguintes empresas mantenedoras:
BIOCLINICO, CAP – COMUNICAÇÃO INTELIGENTE, CATATAU, COMAGRAN, CRESOL COOPERATIVA, GRUPO DORANE, ENCORE EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS, FAÇA WEB SITES, GUARAPARI, GB TELECOMUNICAÇÕES, GRANJA, GRUPO SINOP, HOTEL UCAYALI, IMOBILIÁRIA CELESTE, INPASA AGROINDUSTRIAL, INVIOLÁVEL, JMD URBANISMO, LABORATÓRIO PRÓTESE & ARTES, MACHADO, MARTINELLO, MOTO IDEAL, NOVO NORTE, RÁDIO MERIDIONAL, SICOOB NORTE MT, SINOP CLINICA, TREVÃO LUBRIFICANTES, UNIMED, VIANORTE, VIDRAÇARIA GUAPORÉ, E ZELLMANN EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS.